quinta-feira, julho 16, 2009

chocolovers 4th day - city tour in Geneve.

Me senti uma real cidadã o mundo hj. Após algumas horas a mais de sono pela manhã.

Cidadã do mundo por que??? Porque conheci a sede da ONU aqui em Genéve. São vários conjuntos de prédios. Pelo histórico o prédio original foi projetado para Liga das Nações da qual surgiu a ONU. Seu prédio é da década de 30 com suas linhas retas e limpas com detalhes da sigla da Liga nas portas, bem típico da Arquitetura da época para enfatizar a exclusividade daquela construção. Nos corredores encontram-se diversas obras de arte doadas por chefe ou nações participantes da ONU.

ONU


Já no predio mais contemporâneo que foi anexado na década de 70, se não estiver errada, há o parlamento dos direitos humanos, onde o teto foi recentemente inaugurado, o qual tem uma revoluçao de cores e formas, estas ultimas representando o fundo do mar, essa concepção é do artista espanho, Miquel Barceló. Uma pena que não pudermos ver tal obra dentro mesmo do parlamento, apenas por um tipo que pode se dizer de vitrine que da a visão do parlamento como um aquário. A criança aqui ficou frustradíssima por que queria fica bem la no meio e olhando para o teto para ter a sensação de ver tamanha explosão de cores por cima de minha cabeça. Dona Anna adorou também o parlamento.

Uma das últimas coisas que vimos na ONU foi uma sala que era o antigo parlamento da Liga das Nações onde no teto e em todas as paredes há murais de um outro artista espanhol, falando sobre pontos de superação que se o ser humano conseguisse alcançar chegaria-se finalmente a melhoria de toda a humanidade e por fim a paz mundial. Extranhamente apesar de encantada com a força da obra, o local me passou uma sensação carregada, uma energia pesada... A impressão de dona Anna foi apenas de reclamar do calor, realmente a sala estava abafada.

Antes do almoço fomos dar uma volta rápida por Cologny, cidade de grandes mansões e onde Lord Byron e Mary shelly viveram.

A caminho para a cidade velha de Genéve nossa guia Pilar, estava falando para tomarmos um pouco de cuidado na regiao que estamos pois ha uma regiao onde há senhoritas de "moral distraída", não nego que caímos na gargalhada com esse comentário que parecia saído da boca de dona Anna que disse que agora vai usar tal expressão.

Almoçamos perto da Catedral de St Peter. Há um sito arqueológico em seu subsolo que infelizmente não houve tempo para visitar. O almoço foi delicioso em um restaurante no meio de uma ruela na cidade velha onde não passa carros, apenas pombinhas e passarinhos atrevidos, loucos para conseguir migalhas e até uns que iam roubar de cestas de pão. A sobremesa foi um delicioso creme brulee de laranja.

Pancinha cheia hora de fazer a digestão caminhando ainda mais. Lema de dona Anna vamos bater perna!!!!

Cidade velha e catedral de St. Peter. Um pouco mais de fotos


Conhecemos um pouquinho da catedral. Que antes de Calvino era católica então por isso todo o estilo gótico em seu interior mas com detalhes que invés de pinturas de santos, imagens mais decorativas florais e seus vitrais foram mantidos mais por serem apenas sobre passagens da bíblia.

Saindo de lá fomos caminhar um pouco mais pela cidade e conhecemos mais alguns parques e lugares, como um antigo pode se dizer paiol e lugar para abrigar refugiados nas antigas disputas da região. Esse lugar tem lindos mosaicos retratando a época. Em frente é a sede do governo e há vários eventos ali e nas redondezas por ser verão e além disso estão celebrando 500 anos de Calvino. Há expos e peças de teatro sobre ele. Aliás fiquei abismada e encantada com a quantia de museus existentes nas cidade. Por mim é algo que me faria ficar fácil alguns dias a mais para tentar ver e apreciar alguns deles.

Hoje aproveitei o fim de tarde livre para fazer mais comprinhas e fazer minha tradicional ida a ao mcdonalds risos... Foi bem gostoso. Hoje estou sem conexão porque o hotel está com problemas no wifi, então espero amanhã conseguir publicar o diário de hj.

Bon nuit, continuo achando o francês difícil, mas acho que até sexta consiga entender um pouco mais.


Um comentário:

Marion disse...

Gostei, moças com moral distraída, eita expressão curiosa!

Olha, deve ser um passeio e tanto ver a Sede da ONU. Nunca pensei em conhecer um lugar assim, no sentido que acho que nunca estaria ali por perto. Mas agora sei que nada é improvável. Quero fotos!

beijos